A Direção-Geral da Saúde (DGS) promove a campanha “Obrigado. Seguimos juntos” para assinalar os 40 anos desde que foi notificado o primeiro caso de infeção por VIH em Portugal.
Esta campanha de sensibilização pretende agradecer o bom trabalho realizado pela sociedade portuguesa: às autoridades, organizações não governamentais, profissionais de saúde e pessoas que vivem com VIH, que têm demonstrado resiliência diante deste desafio, e às pessoas que se conseguiram proteger. Além disso, pretende também lembrar-se que o caminho da informação é essencial para não dar espaço ao estigma ou preconceito.
A campanha chega às ruas com a colocação de mupis em várias cidades do país. Cada mupi tem um espelho que representa um convite a cada um de nós para continuar a fazer parte de uma causa que ainda é de todos.
No site 40anosvih.pt pode ser acompanhada toda a campanha, descobrindo mais sobre o tema.
António Raminhos, Nuno Eiró, Sara Sousa Pinto, Júlio Isidro, Luís Represas e Maria do Céu Guerra são alguns dos rostos que já se associaram à campanha, que tem como objetivo reforçar que a infeção não faz escolhas.