O board meeting do Conselho Europeu das Ordens dos Médicos (CEOM) Board Meeting, presidido pelo cirurgião português José Santos, aconteceu na quinta-feira 23 de maio de 2024.
Nesta reunião as ordens dos médicos que compõem o CEOM analisaram a carta de recomendações de ética e deontologia. Na sexta feira, os trabalhos prosseguiram, com Filippo Anelli, Presidente da FNOMCeO – Federazione Nazionale Ordini dei Medici Chirurghi e Odontoiatri de Itália a dar as boas vindas, seguindo-se o discurso de abertura proferido por José Santos, Presidente do CEOM.
As intervenções ao longo do dia focaram a crise dos sistemas de saúde europeus, o jubileu da saúde como oportunidade de repensar a dignidade das pessoas vulneráveis, os desenvolvimentos do Observatório da Demografia Médica do CEOM, uma atualização sobre o burnout e a violência contra médicos, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde (tema apresentado por José Santos) e a disseminação e implementação do formulário do CEOM para recolha de dados sobre essas situações de violência, e o espaço europeu de dados em saúde.
As organizações europeias apresentaram os seus relatórios: AEMH, CPME, EMSA, EJD, FEMS (representada pelo coordenador do departamento internacional da Ordem dos Médicos o oftalmologista português João de Deus), UEMO, UEMS,