Durante toda a semana em que se celebra o Dia Mundial do Médico de Família, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, fez questão de assinalar a data de diversas formas em múltiplas iniciativas. No dia 16 de maio deslocou-se à USF do Areeiro e dia 17 à USF das Caldas da Rainha, marcando presença junto dos colegas. Na visita à Unidade de Saúde Familiar Rainha D. Leonor, no distrito de Leiria, o Bastonário explicou aos jornalistas que “a saúde pública não tinha sido previamente definida nas ULS”, o que é incompatível com uma organização com alguma uniformidade, como é desejável. Em resultado dessa lacuna, e tal como já havia sido explicado no debate que a OM promoveu dia 15 de maio sobre o modelo organizativo gerado pela criação das ULS, a Ordem dos Médicos entregou ao Ministério da Saúde “um conjunto de orientações para o enquadramento do desenvolvimento da saúde pública nas ULS”, modelo que tem que ter melhorias, designadamente para fazer face às diferenças territoriais entre as várias unidades ou características. Uma ULS rural não pode ser igual a uma ULS urbana, uma ULS ligada a um hospital tem características específicas, só para dar dois exemplos.
As iniciativas desta semana incluíram ainda um webinar que pode ser revisto aqui e que foi subordinado ao tema “ULS – integração ou desintegração?”, além de uma série de vídeos que têm sido publicados no canal de youtube da Ordem dos Médicos e nas suas redes sociais, desde segunda-feira.
Esta série de publicações culminará no dia 19 de maio, com a exibição de um vídeo em que Carlos Cortes resume a sua mensagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos especialistas em MGF. Uma mensagem que faz questão de levar, no domingo à tarde, à sessão comemorativa organizada pela Região Centro, em que o lema é “Dia Mundial do Médico de Família, nas Bodas de Ouro do 25 de abril”. A Ordem dos Médicos assinala desta forma vários momentos em que se presta tributo à Medicina Geral e Familiar, cujos especialistas são por todos reconhecidos como um dos pilares dos cuidados de saúde.
No Domingo, 19 de maio, o Bastonário da Ordem dos Médicos, irá ainda participar numa conferência promovida pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), no âmbito da efeméride que se assinala neste dia. Nessa mesma tarde, Carlos Cortes participa na cerimónia de graduação do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.