+351 21 151 71 00

Ordem dos Médicos celebra a Semana do Médico de Família

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Médico de Família, 19 de maio, este ano com o mote «Planeta saudável, pessoas saudáveis», a Ordem dos Médicos (OM) assinala a efeméride com diversas iniciativas.

Na quarta-feira, dia 15 de maio, às 19h00, a OM promove um webinar dedicado ao tema “ULS: integração ou desintegração?”, com a presença do Bastonário Carlos Cortes, de Maria da Luz Loureiro, médica de Medicina Geral e Familiar, e de Hugo Capote, especialista em cirurgia geral, ambos médicos especialistas que integram o grupo de acompanhamento das ULS; do presidente do Colégio de Saúde Pública, Luís Cadinha, e do presidente de Conselho Nacional dos Cuidados Continuados da OM, José Manuel Gonçalves da Silva. O debate pode ser assistido nas redes sociais da OM e será moderado por Sofia Couto da Rocha.

Neste contexto, a OM desenvolveu uma campanha que será divulgada ao longo da semana, em que os protagonistas são médicos de família. Um conjunto de vídeos que retrata visões diferentes da profissão, em pontos distintos do país.

O Bastonário Carlos Cortes irá ainda visitar unidades dos Cuidados de Saúde Primários, em Lisboa, no dia 16, e nas Caldas da Rainha, dia 17.

Domingo, 19 de maio às 15h00, Dia do Médico de Família, Carlos Cortes irá participar numa conferência promovida pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), e às 16h30 numa cerimónia de graduação do curso de medicina na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

“Estas iniciativas são um agradecimento a todos os Médicos de Família pelo trabalho que desenvolvem diariamente, com grande impacto na saúde dos portugueses, do nascimento até ao envelhecimento”, frisa o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, lembrando que “é nos Cuidados de Saúde Primários que se abre a porta à saúde”.

“Ser médico de família é fazer a diferença na vida de cada pessoa de quem se cuida. É com investimento nos Cuidados de Saúde Primários que se assegura o acesso, mitiga as desigualdades na saúde e se torna o SNS sustentável e eficiente”, refere Paula Broeiro, Presidente do Colégio de Medicina Geral e Familiar.

Vídeo teaser da campanha em: https://youtu.be/QrPVBBxgZS8?feature=shared