Em Portugal tem-se assistido a um aumento gradual no número de ensaios clínicos realizados. Tendo-se em conta dados relativos à realização de ensaios clínicos do INFARMED, assistiu-se a um aumento de pedidos de 108 em 2005 para 230 em 2022, com aumentos em todas as fases de ensaios clínicos (I-IV), e nas mais diversas áreas incluindo-se biotecnologia e casos de terapêutica médica avançada Estes dados fazem denotar não só um aumento da vontade de realização de investigação clínica mas também um aumento da competência para a execução desta atividade. Pretende a aplicação deste inquérito perceber junto de investigadores e outros profissionais qual o panorama de conhecimento geral e quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos mesmos aquando da execução de ensaios clínicos a nível nacional, de forma a publicarem-se os resultados posteriormente sob a forma de artigo científico.
Aceda e responda CLICANDO AQUI
Este questionário é uma iniciativa da competência em Medicina Farmacêutica e do colégio de Farmacologia, tendo a duração de preenchimento de 5 minutos com um total de 27 questões.
Se tem mais questões acerca deste estudo, por favor contacte, as pessoas responsáveis pelo estudo: Unidade de Farmacologia Clínica, Centro Hospitalar Universitário São João: unidfarmclinica@chsj.min-saude.pt