Artigo publicado no Correio da Manhã de dia 19 de maio de 2023
Autor: Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos
Hoje, dia 19 de maio, celebra-se o Dia Mundial do Médico de Família. É mais uma oportunidade para celebrar e reconhecer o papel central e fundamental do Médico de Família no sistema de saúde e na vida das pessoas.
O Médico de Família está no coração dos cuidados de saúde, desempenhando um papel absolutamente fundamental na saúde e bem-estar da população e, por isso, também está no coração de cada um de nós. Estes médicos acompanham toda a vida da pessoa, acompanhando a gravidez, a infância, a fase adulta e o idoso: na doença e na saúde, nos bons e nos maus momentos. São, ainda, imprescindíveis na prevenção da doença e na promoção da literacia em saúde, dando um contributo diário essencial na aproximação dos serviços de saúde à população.
O Médico de Família contribui para uma gestão eficiente dos recursos do sistema de saúde, acompanhando diariamente e, simultaneamente, evitando atempadamente situações potencialmente gravosas.
Os Médicos de Família são, assim, a pedra basilar de todo o Sistema de Saúde. Sendo merecedores do nosso profundo agradecimento pela sua dedicação e empenho.