A Sociedade Europeia para a Medicina de Emergência (EUSEM) definiu o dia 27 de maio como o Dia da Medicina de Emergência, uma data que pretende dar visibilidade a esta área da medicina.
O objetivo do dia é unir a população mundial e os tomadores de decisão para pensar e falar sobre medicina de urgência e emergência. Para a EUSEM é importante conscientizar sobre a necessidade de criação de sistemas médicos de emergência bem desenvolvidos, bem preparados e bem organizados em todo o mundo, para aumentar a sobrevivência e reduzir a incapacidade após qualquer tipo de situação médica urgente ou emergente.
Para Vítor Almeida, Presidente do colégio de Emergência Médica da OM, os padrões europeus apontam “claramente para a implementação de uma especialidade própria” em medicina de urgência e emergência, sendo uma realidade que não se fica pela Europa. A criação de uma especialidade específica pretende profissionalizar o trabalho em urgência e torná-lo homogéneo nos vários hospitais do país, com os profissionais a passarem pelo mesmo círculo formativo.