O 24º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos vai realizar-se já nos dias 2 e 3 de abril e conta com um programa focado não só no presente, mas principalmente no futuro. O tema “Cenários para 2040, a Medicina no tempo pós-Covid” foi escolhido porque é essencial que comecemos a trabalhar agora para conseguirmos antecipar os desafios e as oportunidades que vamos encontrar em 2040.
No dia 2 contamos com a participação de oradores notáveis que, entre debates e conferências, irão abordar temas da maior importância e pertinência para antevisão da Medicina para 2040. De entre as conferências, destaca-se, por exemplo, a sessão sobre “Macrotendências para 2040”, conduzida por Carlos Moedas, bem como a conferência “Que governance para o SNS em 2040?” que contará com Paulo Macedo como orador. Ainda no dia 2 de abril, serão discutidas as macrotendências que antecipamos e que podem ditar o futuro da saúde, com base na opinião de especialistas de diferentes áreas que identificaram 6 vetores principais de mudança externa: a demografia, a tecnologia, o ambiente, a geopolítica, a economia e a sociedade.
No dia 3, dia de encerramento do Congresso, vamos dar continuidade aos debates e conferências, que visam compreender qual vai ser o papel da inovação e da tecnologia na Medicina do futuro, bem como alertar para a importância do médico enquanto peça essencial à manutenção e desenvolvimento da humanização da medicina, mesmo com a evolução tecnológica cada vez mais galopante. Tendo em conta os diferentes seminários que se realizaram ao longo da última semana, iremos analisar em conjunto as conclusões retiradas destes espaços de aprendizagem.
O Congresso terminará com a tradicional Cerimónia de Entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos, um momento solene e de celebração. As medalhas procuram reconhecer o mérito dos nossos mestres e daqueles que, em diversas vertentes e especialidades, marcam a Medicina e a sua evolução. O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, relembra que por mais avanços que sejam feitos na área da medicina, a única certeza é a de que “em 2040, as qualidades que distinguem um bom médico serão as mesmas de hoje: humanismo, empatia, responsabilidade, capacidade de liderança, competência técnica, formação de excelência, dedicação e atualização contínua”.
Site oficial do congresso: http://www.24congressonacionalom.com/