O Conselho Nacional de Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental (CNPSSA) associa-se a esta comemoração global, das Nações Unidas, relativa à importância do ambiente como determinante da saúde. Saúde Planetária: cuidar do planeta é promover a saúde da população mundial! No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, ao abrigo da campanha da ONU “Combater a poluição por plástico".
O CNPSSA, em colaboração com o Grupo de Trabalho One Health lembra que o presente ano inclui a continuação da negociação do tratado global para acabar com a poluição pelos plásticos (incluindo microplásticos) , acordado em março de 2020, no decorrer da 5ª sessão da Assembleia Ambiental das Nações Unidas.
O ambiente físico, que se traduz por fatores químicos e físicos do ar, do solo e da água é um determinante da saúde das pessoas. Melhor ambiente representa mais saúde. A degradação do ar que respiramos é uma das principais ameaças à saúde da população mundial. A poluição atmosférica, que corresponde a um conjunto de substâncias perigosas de origem natural e humana, quando presentes acima de determinados limiares, impacta a saúde da população, traduzindo-se em doença e mortalidade. De acordo com a OMS, a poluição do ar (exterior e interior) é responsável por 7 milhões de mortes anuais em todo o Mundo, relacionadas com eventos cardiovasculares, como AVC, doença cardíaca e doença respiratória, oncológica e casos como a doença pulmonar obstrutiva crónica ou o enfisema. São diversas as fontes poluentes do ar: tráfego rodoviário, aquecimento das casas (combustíveis fósseis), atividade industrial.
Em 2025, reforça-se a importância do empenho por parte de indivíduos, organizações, indústrias e governos em adotar práticas sustentáveis que culminem numa mudança eficaz para travar a poluição por plástico.
Ainda no contexto da celebração, a Ordem dos Médicos lança hoje, 5 de junho de 2025, o livro digital “As Ordens e a One Health”. O conceito da “One Health” ou “Uma Só Saúde” contempla a saúde como um todo, abarcando as dimensões humana, animal e ambiental e as suas interdependências no contexto atual do planeta. O Bastonário da Ordem dos Médicos reflete, na nota de abertura do livro, que “a interação entre ambiente, saúde animal e saúde humana é uma realidade incontornável que tem moldado a evolução da medicina ao longo dos séculos". Para ter acesso na integra ao livro, aceda aqui.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.