Promovido pela Comissão para Regulamentação da Colheita de Órgãos em Dador em Paragem Cardio-Circulatória Controlada (Maastricht III) da Ordem dos Médicos realiza-se a Jornada de Esclarecimento Maastricht III dia 19 de maio, no salão nobre da Ordem dos Médicos do Porto, das 14h às 17h. Servem os objetivos da Comissão a fundamentação para a implementação do programa, a definição de requisitos, revisão dos critérios da categoria Maastricht II e a elaboração dos critérios da categoria Maastricht III.
A Ordem dos Médicos criou esta comissão específica para estabelecer os critérios técnicos necessários à colheita de órgãos em dadores falecidos por paragem cardiorrespiratória controlada, um modelo que já é aplicado em vários países e que poderá representar um avanço significativo para a transplantação em Portugal. A iniciativa visa fundamentar uma proposta de alteração legislativa que permita a implementação desta técnica no país, aumentando assim a disponibilidade de órgãos para transplante.
Participe presencialmente ou, em alternativa, assista em Zoom no seguinte link:
V Jornadas do Internato de MGF de Lisboa e Vale do Tejo
Organizadas por médicos internos de Medicina Geral e Familiar, por iniciativa da Coordenação do Internato de MGF de LVT, as jornadas decorreram esta semana
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.