Promovido pela Comissão para Regulamentação da Colheita de Órgãos em Dador em Paragem Cardio-Circulatória Controlada (Maastricht III) da Ordem dos Médicos realiza-se a Jornada de Esclarecimento Maastricht III dia 19 de maio, no salão nobre da Ordem dos Médicos do Porto, das 14h às 17h. Servem os objetivos da Comissão a fundamentação para a implementação do programa, a definição de requisitos, revisão dos critérios da categoria Maastricht II e a elaboração dos critérios da categoria Maastricht III.
A Ordem dos Médicos criou esta comissão específica para estabelecer os critérios técnicos necessários à colheita de órgãos em dadores falecidos por paragem cardiorrespiratória controlada, um modelo que já é aplicado em vários países e que poderá representar um avanço significativo para a transplantação em Portugal. A iniciativa visa fundamentar uma proposta de alteração legislativa que permita a implementação desta técnica no país, aumentando assim a disponibilidade de órgãos para transplante.
Participe presencialmente ou, em alternativa, assista em Zoom no seguinte link:
Publicação JSCMed: Congresso Luso-Galaico de História da Medicina (2025)
Esta edição do JSCMed é dedicada ao II Congresso Luso-Galaico de História da Medicina (2025), coordenado por Vitor Oliveira, membro da Direcção do NHMOM.
O Efeito Matilda, as mulheres cientistas que a História tentou esquecer
A obra retrata assim as histórias de mulheres que foram notáveis nos seus percursos, mas que viram o seu trabalho minimizado e, às vezes, até esquecido.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.