Anexa-se o inquérito aos serviços para atribuição de Idoneidade e Capacidade Formativa em Ginecologia e Obstetrícia, aprovado pelo Conselho Nacional em 31 de outubro de 2022.
No link abaixo poderá consultar o novo programa de formação da área de especialização de Ginecologia/ Obstetrícia, publicado em anexo à Portaria n.º 244/2021. O novo programa formativo aplicar-se-á nos termos previsto no número 5 da Portaria e que se transcrevem:
“5 – Aplicabilidade. 5.1 – O presente programa entra em vigor e aplica-se aos internos que iniciem a formação especializada a partir da data da sua publicação em portaria. 5.2 – Para os internos que tenham iniciado a formação especializada em data anterior à referida no parágrafo 5.1., manter-se-á o programa definido à data de início da mesma. 5.3 – Com prejuízo para o disposto no parágrafo 5.2, os internos que frequentem os primeiros dois anos da formação especializada à data de publicação do novo programa podem manifestar o desejo de optar pelo programa agora aprovado, carecendo, todavia, essa opção, de parecer concordante dos respetivos diretor do serviço e orientador de formação. 5.4 – Para efeitos do disposto no parágrafo antecedente, os interessados devem entregar na direção do internato do seu hospital, no prazo de dois meses a partir da data da publicação deste programa, uma declaração em que conste a sua pretensão, com a concordância averbada dos respetivos diretor do serviço e orientador de formação. 5.5 – A avaliação final de internato será feita nos moldes previstos neste diploma para os internos que a realizarem após três anos da sua entrada em vigor.”
Aos casos não abrangidos pelo previsto no n.º 5 do Anexo a esta Portaria, continuará a aplicar-se o programa de formação anterior (publicado em anexo à Portaria n.º 613/2010).
Avaliação final do internato em Ginecologia/Obstetrícia
Por deliberação do PCN de 5 de abril de 2023 publicamos a grelha da prova curricular do exame final de internato médico de Ginecologia/Obstetrícia para entrar em vigor nos termos previstos na legislação (2027):
Anexamos igualmente a Grelha Curricular de Avaliação Final do Internato Médico de Ginecologia/Obstetrícia, em vigor até à 2ª época de 2026, homologada pelo CNE com a seguinte indicação da Direção do Colégio:
No sentido de procurar uniformizar os parâmetros da avaliação, no exame final do Internato, a Direção do Colégio publica uma grelha de avaliação da prova curricular, que recomenda seja seguida para a classificação da Prova Curricular, uma das três provas finais da avaliação (curricular, prática e teórica). De acordo com a Portaria n.º 251/2011 de 24 de Junho (o Regulamento do Internato Médico), no seu artigo 85.º, a prova curricular é classificada com um valor total que resulta da soma de duas parcelas: 40% da nota final do Internato, mais 60% que lhe será atribuído nessa prova e que resulta da aplicação percentual (60%) sobre a nota que o júri atribui à prova, pela aplicação desta grelha que passa a estar disponibilizada. Exemplificando: nota final do Internato – X, nota resultante da aplicação da grelha – Y. Nota da prova curricular: (Xx40%)+(Yx60%)
Regulamento da Comissão da Prova Prática da Avaliação Final do IM
Publicamos o regulamento da comissão da prova prática da avaliação final do Internato Médico da especialidade de Ginecologia/ Obstetrícia, aprovado pelo Conselho Nacional e enviado aos órgãos competentes em setembro de 2023:
Regulamento da Comissão da Prova Teórica da Avaliação Final do IM
Publicamos o regulamento da comissão da prova teórica da avaliação final do Internato Médico, aprovado pelo Conselho Nacional em 19 de dezembro de 2022:
Prova Piloto do Exame Teórico Final do Internato de Ginecologia / Obstetrícia
No dia 19 de novembro teve lugar a prova piloto do exame teórico do Internato da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia. Esta prova decorreu nas Secções Regionais do Norte, Centro e Sul da Ordem dos Médicos e nela participaram quarenta médicos internos, de diferentes anos da formação específica em Ginecologia/Obstetrícia.
Este foi um passo importante para mudança do método de avaliação final da especialidade que, desde há muito, os diferentes intervenientes vêm reclamando e que foi finalmente integrada na revisão do programa do internato de Ginecologia/Obstetrícia, publicado em 2021 através da portaria 244 de 9 de novembro. Com esta alteração pretende-se uniformizar a avaliação final do Internato desta especialidade, substituindo a prova teórica oral realizada pelos júris de exame final por uma prova teórica nacional constituída por um teste com resposta de escolha múltipla.
Para a concretização deste projeto a direção do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia conta com a colaboração de colegas que integram um grupo de trabalho de Ginecologia e Obstetrícia para a Prova Nacional de Acesso (PNA).
O primeiro exame final da especialidade a decorrer sob este modelo será realizado em 2025.
SRS OM – Lisboa
SRC OM – Coimbra
Norma complementar n° 2/12 – Elaboração de currículo para exame final
O CNE, na sua reunião de 14 de Setembro de 2012, homologou a Norma Complementar nº 2 /2012 de Ginecologia/Obstetrícia sobre a elaboração de um currículo para os candidatos a exame final de Internato Médico, que se anexa.
Inserido na Semana Mundial do Antibiótico, assinalou-se no dia 18 de novembro o Dia Europeu do Antibiótico, uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que tem como objetivo fomentar a consciencialização para o uso responsável dos antibióticos.
Já ouviu falar da Aliança Millions Missing? Composta por médicos, profissionais de saúde, pesquisadores e ativistas, a Aliança Millions Missing é um coletivo de língua portuguesa que visa aumentar a conscientização, formação e apoio sobre os desafios enfrentados por quem sofre de Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica e Covid Longa.
Congresso da OM: IA tem que estar ao serviço da relação médico-doente
O início do 27º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos deixou bem claro que “a questão não é se vamos integrar a inteligência artificial (IA), mas sim como iremos integrar essas ferramentas” em benefício de mais e melhores cuidados de saúde, tendo como pano de fundo os imensos desafios que foram também realçados na sessão de abertura, pelo Bastonário da Ordem dos Médicos e Presidente do Congresso.
Ordem dos Médicos propõe medidas para aumentar atratividade do SNS
Carlos Cortes falou sobre o estado da Saúde em entrevista ao Diário de Notícias e TSF
Em vésperas da discussão na especialidade do Orçamento de Estado 2025, o ...
José Hiran da Silva Gallo foi reeleito presidente do Conselho Federal de Medicina
Uma delegação da Ordem dos Médicos deslocou-se a Brasília para tomar parte da cerimónia da tomada de posse dos novos conselheiros (Gestão 2024-2029) e ...
É importante refletir sobre o que as pessoas estão a sentir
A apresentação do STADA Health Report 2024 contou com a presença de Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos na mesa “Que Sistema de Saúde para ...
O bastonário Carlos Cortes deslocou-se ao Hospital de Vila Franca de Xira onde foi recebido por Susana Braz, vogal do Conselho de Administração da ULS Estuário ...
Campanha de Vacinação Sazonal Gripe/COVID-19 2024/2025 – Normas e Orientações
Nos termos da alínea a) do n.º 2 do art.º 2.º do Decreto Regulamentar n.º 14/2012, de 26 de janeiro, e nos art.º 5º e n.º 1 do art.º 17.º da Portaria n.º ...
Só conhecendo é possível escolher: inscreva-se no MostrEM 2024
Já abriram as inscrições para a 19ª edição da Mostra de Especialidades Médicas (MostrEM) que, à semelhança das anteriores edições, irá percorrer o país com ...
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Praesent nisi leo, facilisis in pretium maximus, tempus aliquam nibh. Sed lobortis ligula mi. Curabitur auctor urna scelerisque, eleifend lectus sit amet, condimentum odio.