+351 21 151 71 00

Nesta secção incluímos artigos de opinião sobre os mais diversos assuntos. Estes artigos não vinculam a Ordem dos Médicos sendo apenas da responsabilidade do autor que os assina. Para uma consulta mais célere pode usar a pesquisa do site para localizar por temas, por autor ou recorrendo a palavras chave.

Para publicar nesta secção envie o seu artigo, em formato word, para o e-mail rom@ordemdosmedicos.pt. Deverá também enviar uma fotografia em formato digital de imagem (jpeg ou tiff).

Usurpação

Autor: Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos Há cada vez mais entidades a realizar formação na área da saúde e exames clínicos por profissionais sem competências técnicas atribuídas nessas áreas. Apesar de não ser uma novidade, é um problema que se tem agravado com a falta de médicos especialistas…

Código Deontológico dos Médicos

Autor: M. M. Camilo Sequeira, Médico aposentado O Código Deontológico está em revisão. Excelente. Mas ainda mais excelente é esta ser uma ocasião óptima, quiçá única, para se dar mais um passo exemplar na habitual contribuição dos Médicos para defender, sempre, a democracia que nos permitiu chegar ao nosso magnífico serviço…

Equipa para ser, não só para fazer

Autor: Francisco Coelho, Médico especialista em Medicina Geral e Familiar, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul e membro da nobox   EQUIPA PARA SER, NÃO SÓ PARA FAZER Quando aceitamos trabalhar em Saúde, certamente não esperávamos que fosse uma ‘volta…

“ÁGUAMINHA”

Publicamos em seguida a intervenção do autor de “Águaminha”, o médico psiquiatra Jaime Milheiro, na apresentação do livro que decorreu no dia 25 de Janeiro de 2024 na Ordem dos Médicos no Porto, numa sessão presidida por Eurico Castro Alves, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, e…

Intelligentia Artificialis: ex-machina

Autores: Maria Goreti Catorze Secretária Geral da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia Serviço de Dermatologia Hospital de Egas Moniz, CHLO, Lisboa Paulo Filipe Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia Serviço de Dermatovenereologia, Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte Faculdade de Medicina da Universidade…

O Brasil precisa de mais médicos ou de melhores médicos?

Autor: José Hiran da Silva Gallo Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil Doutor e pós-doutor em bioética pela Universidade do Porto    No Brasil, o Poder Judiciário tem assumido cada vez maior protagonismo em debates de interesse público. Dentre eles, há alguns com profunda interface com os campos da…