+351 21 151 71 00

Médicos atletas olímpicos

A Ordem dos Médicos e o Comité Olímpico de Portugal assinaram um protocolo com vista à produção de um livro e de uma exposição em que se irá realçar os “Atletas Olímpicos Médicos”. O documento foi assinado na sede do Comité Olímpico de Portugal, no dia 3 de abril de…

Dissertação de Mestrado “Conhecimento, atitude e prática dos Médicos de Família Portugueses relativamente à Saúde Ocupacional”

A Dra Marta Maria Granate, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, solicita a colaboração da Ordem dos Médicos na divulgação do questionário abaixo indicado, que diz respeito à Dissertação de Mestrado: “Conhecimento, atitude e prática dos Médicos de Família Portugueses relativamente à Saúde Ocupacional”, realizada no contexto do Mestrado…

UEMO e UEMS assinam acordo histórico

A União Europeia de Médicos de Família (UEMO) e a União Europeia de Especialistas Médicos (UEMS) assinaram um acordo de cooperação, depois de vários anos de negociação. A partir de agora, a candidatura a acreditação de eventos científicos da área de Medicina Geral e Familiar terá como revisores Médicos de…

365 dias de liderança de Carlos Cortes

A data de 15 de março marca o primeiro aniversário de tomada de posse de Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Eleito a 16 de fevereiro de 2023, depois da vitória na segunda volta das eleições disputadas com Rui Nunes, Carlos Cortes tem dedicado o seu mandato aos médicos…

Medicina é no Feminino

Com vista a assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos (SRSOM) apresentou ao público a exposição “Medicina é no Feminino – Retratos de mulheres médicas portuguesas nos séculos XIX e XX”. A Galeria Dr. Mário Botas…

Atualização sobre violência e burnout entre médicos, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde – CEOM

Atualização sobre violência e burnout entre médicos, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde – CEOM 12 de março – Dia Europeu da Consciencialização para a violência contra os médicos e outros profissionais da saúde Considerando uma observação unânime, por parte das associações médicas na Europa, de um aumento…

Lisboa recebe reunião do grupo de trabalho do CEOM

Realizou-se em Lisboa, no dia 2 de março de 2024, a reunião do grupo de trabalho das guidelines deontológicas do CEOM – Conselho Europeu das Ordens Médicas. Na sessão de abertura esteve presente João de Deus, coordenador do departamento internacional da Ordem dos Médicos portuguesa que, em representação do Bastonário,…