Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Curso – Mediação de conflitos na área da saúde

5 Setembro, 2023 - 19 Setembro, 2023

ENTIDADE CERTIFICADA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

-> O CURSO VISA DOTAR OS INTERESSADOS DE APTIDÕES PARA MEDIAR CONFLITOS NO ÂMBITO DA SAÚDE

SAÍDAS PROFISSIONAIS:

– Mediação em hospitais, centros de saúde, clínicas e outros locais em que seja necessário mediação na área da saúde

– Integração na lista de mediadores privados organizada pela Direção-Geral da Política de Justiça (Portaria 344/2013, de 27 de novembro)

– Exercício da mediação privada em escritórios especializados, em escritórios de advogados ou de outras profissões jurídicas

CALENDÁRIO

Setembro – 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26, 27

Outubro – 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25

Novembro – 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28, 29

Dezembro – 5, 6, 12, 13, 19, 20

TERÇAS E QUARTAS: das 18h às 23h, com pausa para jantar

PLANO CURRICULAR

-> A comunicação, o simbólico e o conflito

-> A Negociação tradicional

-> A Negociação cooperativa

-> A mediação e os princípios orientadores da mediação

-> Os aspectos éticos e deontológicos da mediação

-> O mediador e a sua postura, a função dos mediados

-> O papel dos advogados e dos representantes das entidades intervenientes, na mediação

-> A mediação preventiva – deteção e prevenção dos conflitos e a mediação resolutiva

-> Os modelos

-> As fases do processo de mediação e a sua prática

-> As técnicas em mediação

-> Fontes e enquadramento do direito da saúde;

-> A responsabilidade disciplinar, civil e penal do profissional de saúde;

-> A relação médico/doente no Direito privado – A responsabilidade médica no setor público;

-> A responsabilidade civil contratual e extracontratual do profissional de saúde;

-> Outros meios alternativos de resolução de conflitos, as suas vantagens e desvantagens e sua evolução em Portugal.

METODOLOGIA

Será utilizada uma metodologia expositiva com teorização, contrabalançada por metodologias ativas, que apelam à prática, ao desempenho e vivência de situações através da utilização de técnicas ativas, nomeadamente: troca de experiências, role playing, exercícios práticos e autodiagnósticos visando uma visão mais clara das capacidades dos formandos e suas competências, análise de estudos de caso e exploração de situações concretas das práticas profissionais dos participantes. Todas as técnicas aplicadas visam a tomada de consciência por parte dos formandos da atuação em situação real, identificando os seus pontos fortes e estabelecendo objetivos de progresso ao nível da eficiência e eficácia profissional.

ESTÁGIO INCLUÍDO

O estágio é obrigatório e sem ele o curso não fica completo.. Os cursos da Consulmed incluem neles o estágio, sem que o formando pague qualquer custo adicional. O estágio é efetuado com o recurso a “role play”, ou seja, a uma prática da atividade, através desta técnica de ensino.

CORPO DOCENTE

-> Dr. Carlos Carvalho Cardoso – Jurista, Mediador e Director Executivo do Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa.

-> Dra. Carla Fidalgo de Matos – Advogada, Mediadora e Formadora.

-> Professora Doutora Susana Henriques – Professora Universitária na Universidade Aberta e Investigadora.

-> Mestre Katian Caria – Mediadora de conflitos e Coacher.

-> Dra. Helena Ferreira – Advogada, Mediadora e Formadora

Outros formadores convidados