Promovido pela Comissão para Regulamentação da Colheita de Órgãos em Dador em Paragem Cardio-Circulatória Controlada (Maastricht III) da Ordem dos Médicos realiza-se a Jornada de Esclarecimento Maastricht III, dia 19 de maio, no salão nobre da Ordem dos Médicos, das 14h às 17h.
Liderança clínica: Por serviços de saúde mais organizados
No 2º episódio do Palavra de Ordem da News Farma TV falamos com João de Deus, Coordenador do Departamento Internacional da Ordem dos Médicos, sobre o papel que a liderança médica tem para a eficácia dos serviços de saúde.
Com o objetivo de homenagear a médica e grande investigadora Maria de Sousa, a Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL promovem o Prémio Maria de Sousa, que visa galardoar e apoiar até 5 jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos.
Prazo de candidaturas: 31 de maio de 2025
Esta campanha inclui todos os livros da Ordem dos Médicos distribuídos pela LIDEL, dentro do stock disponível, bem como uma seleção de títulos de medicina da LIDEL.
*Promoção válida de 5 a 25 maio de 2025, nos títulos assinalados.
Uma comunicação eficaz tem um impacto positivo no comportamento das pessoas em relação à sua saúde. (…) Na vida como na medicina, a comunicar, a falar é que a gente se entende.
Sofia BaptistaEspecialista em Medicina Geral e Familiar
A Europa mudou, o paradigma mudou. Os Médicos querem tempo para si, para a família.
José SantosCirurgião geral, Presidente do Conselho Europeu das Ordens dos Médicos
Acredito na nossa capacidade coletiva, como médicas e médicos, em contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária, mais desenvolvida e mais humanizada.
Carlos CortesPatologista clínico, Bastonário da Ordem dos Médicos
Vêm ter comigo os ricos, os pobres, a classe média. (…) Mais cedo ou mais tarde, todos precisamos do Serviço Nacional de Saúde e dos Cuidados de Saúde Primários.
Martino GliozziEspecialista em Medicina Geral e Familiar
Auxiliares polivalentes e terapeutas competentes (…) fazem milagres no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Não tenho poder para os beneficiar nos salários, mas tenho o gosto de poder deixar um obrigado, meu e das centenas de doentes que a instituição cuida… São esses que aqui homenageio. Como doente e como Médico que também sou.
M. M. Camilo SequeiraMédico aposentado
Sem atropelos à competência e responsabilidade médicas] Defendemos a construção de oportunidades para um verdadeiro trabalho em equipa, onde todos os profissionais de saúde possam contribuir com a sua experiência e conhecimento para a excelência dos cuidados…
Paula BroeiroPresidente do Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da OM
MAIS NEM SEMPRE É MELHOR
Choosing Wisely Portugal (Recomendações)
É importante fazer escolhas criteriosas em saúde. Fale com o seu médico sobre as melhores opções.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.