Radiografias do tornozelo em situação de pequeno traumatismo

Recomendação

Escolha não requisitar Radiografias do tornozelo em situação de pequeno traumatismo.

Justificação

A melhor evidência atual para determinação se as radiografias são necessárias neste contexto são as Ottawa Ankle Rules, já validadas para adultos e crianças >5 anos de idade.

Radiografias do tornozelo apenas estão indicadas em adultos ou crianças com mais de 5 anos, se houver dor na região maleolar, talar ou calcaneana, dor local à palpação talar, calcaneana ou no bordo posterior ou na ponta do maléolo (lateral ou medial) e incapacidade para a carga ou marcha (por 4 passadas) imediatamente após o traumatismo ou depois na avaliação médica.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Expert Panel on Musculoskeletal Imaging, Smith SE, Chang EY, Ha AS, Bartolotta RJ, Bucknor M, Chandra T, et al. ACR Appropriateness Criteria® Acute Trauma to the Ankle. J Am Coll Radiol. 2020 Nov;17(11S):S355-S366. PMID: 33153549.
    • Dowling S, Spooner CH, Liang Y, et al. Accuracy of Ottawa Ankle Rules to exclude fractures of the ankle and midfoot in children: a meta-analysis. Acad Emerg Med 2009;16:277-87

Recomendação original disponível em:

Radiology

Uma recomendação de: