A Ordem dos Médicos, proativa desde a primeira hora na procura de soluções e investimentos para fazer face à pandemia de COVID-19, convidou vários intensivistas que, em colaboração com a empresa SYSADVANCE S.A., desenvolveram o ventilador SYSVENT OM1.
Este é um ventilador capaz de operar em modos controlados e assistidos (volume e pressão) e apto para tratar doentes em cuidados intensivos.
Nuno Cortesão, Marco Fernandes, Danielson Pina, Felipe Fernandes, José Vale Machado e António H. Carneiro são os autores de um estudo, publicado na Acta Médica Portuguesa – a revista científica da Ordem dos Médicos, onde realizam a prova de conceito do projeto, “comparando volume-corrente, pressão inspiratória e pressão positiva tele-expiratória programados, com os valores medidos pelo ventilador e por um equipamento de medição externo”.
As conclusões mostram que nos parâmetros testados, “o ventilador apresenta boa performance de funcionamento, está de acordo com as premissas iniciais e tem potencial para uso clínico”.
Aceda ao artigo completo AQUI