Cuidados de Saúde Primários – Agora mais do que nunca
Dez medidas para aplicação imediata nos Cuidados de Saúde Primários
O combate à pandemia COVID-19 criou um conjunto de constrangimentos ao regular funcionamento das unidades de saúde em todos os níveis de assistência do Serviço Nacional de Saúde.
É visível no atual momento uma exaustão crescente nos profissionais de saúde motivada por todas as alterações que foram introduzidas, ao mesmo tempo que se sente também uma crescente insatisfação dos cidadãos que não vêem garantido o acesso aos serviços de saúde de que necessitam.
É previsível que a situação possa vir a agravar-se nas próximas semanas, com risco real de ruptura completa da capacidade de resposta ao nível dos Cuidados de Saúde Primários e, consequentemente, a nível hospitalar.
A fadiga pandémica atinge também a população. É fundamental implementar programas de comunicação e de educação para a saúde diferenciados para grupos específicos, promovendo a literacia com especial enfoque nas medidas preventivas, na sua aplicação, nos meios de diagnóstico disponíveis, nomeadamente os testes víricos e sorológicos, e para que servem, de forma a capacitar as pessoas a proteger-se e a proteger os outros.
Assim, o Colégio de Medicina Geral e Familiar, num documento homologado pelo CN da OM, definiu as medidas que considera urgentes. Leia o comunicado em anexo:
Download: 065.2020 10 Medidas Urgentes para aplicação nos CSP