+351 21 151 71 00

Dia Mundial da Língua Portuguesa

A UNESCO decidiu, a partir do ano passado, proclamar o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A Comunidade Médica de Língua Portuguesa, CMLP, organização que reúne todos os Bastonários de países de língua portuguesa e as associações médicas da Venezuela, Macau e Guiné-Equatorial, tem como objetivos a promoção do ensino e qualidade da medicina, partilha do conhecimento e cultura entre os países irmãos incluindo um total de 500.000 médicos, e, como tal, não poderia ficar alheia ao simbolismo da efeméride.

Assim, a CMLP – Comunidade Médica de Língua Portuguesa assinala a data difundindo uma mensagem do bastonário da Ordem dos Médicos portuguesa, Miguel Guimarães: “No momento em que os médicos enfrentam um guerra biológica sem precedentes, em que um simples vírus está a pôr em causa a nossa vida tal como a conhecemos, quero neste dia especial, 5 de maio, recordar a importância do património da Língua Portuguesa no mundo, através da história e da cultura, mas também do traço solidário e humanista que atravessa a sociedade e as comunidades onde o português é a língua mãe. Neste momento, duplamente especial, deixo a minha gratidão, admiração e respeito a todos os médicos da CMLP que estão na linha da frente e na retaguarda do combate a esta pandemia provocada pelo SARS-COV-2. É um privilégio e uma enorme honra representar os médicos portugueses, que tal como os seus irmãos da comunidade lusófona, estão a dar um contributo notável para salvar milhares de vidas, mas também a elevar a Língua Portuguesa para um patamar de excelência a nível mundial.”

Francisco Pavão, médico especialista em Saúde Pública e secretário permanente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa, lembra neste dia que a nossa língua é uma das mais faladas no hemisfério sul mas que, ainda assim, não é língua oficial nos palcos de algumas organizações internacionais. Este representante da CMLP considera que é também dever da Comunidade Médica de Língua Portuguesa “contribuir para que tão honroso objetivo venha a ser em breve uma realidade a satisfazer as legítimas ambições que trazemos dentro de nós”.

Em Portugal o principal evento comemorativo deste importante dia está a ser organizado pelo Camões, I.P., em parceria com a CPLP, UNESCO e  ONU News e será  disponibilizado a partir das 12h00 de 5 de maio de 2020 no canal Camões, I.P. do YouTube.