+351 21 151 71 00

Bolsa ANDO – Iniciativa pioneira em displasias ósseas

A ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas, foi criada em 2015 para informar e dar resposta à ausência de apoio, acompanhamento médico e social para as pessoas com displasias ósseas e suas famílias. A ANDO é reconhecida desde 2017 pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR) como Organização Não governamental para Pessoas com Deficiência (ONGPD).

As displasias ósseas são doenças raras, de origem genética e que englobam um grupo heterogéneo de 436 tipos de displasia, nas quais existe alteração profunda da morfologia do esqueleto e cartilagem, com múltiplas patologias associadas. Quase todas as formas são doenças crónicas, incapacitantes e irreversíveis e aportam baixa ou extrema baixa estatura, proporcionada ou desproporcionada.

Por serem doenças raras, há uma imensa falta de informação e formação técnica sobre as displasias ósseas, o que leva a que o seguimento clínico não seja direcionado nem multidisciplinar ou haja avaliação das complicações à luz da complexidade global e de desenvolvimento que as pessoas com displasias apresentam.

Para estimular interesse e criação de conhecimento sobre displasias ósseas, criámos a Bolsa ANDO, uma iniciativa inovadora e uma oportunidade única para que alunos de cursos de saúde de instituições de ensino público portuguesas possam aprender com as mais conceituadas e internacionalmente reconhecidas equipas do mundo em displasias ósseas.

Modelo da bolsa

Consiste num estágio extracurricular ou externship de 2 semanas intensivas em ambiente hospitalar. A 1ª edição terá lugar no Hospital Pediátrico Nemours/Alfred I. duPont, em Wilmington, Delaware, EUA, com a coordenação do Dr. William Mackenzie. Decorrerá de 6 a 20 de Julho de 2019 e serão selecionados 2 alunos, 1 aluno do 6º ano do mestrado integrado de Medicina e 1 aluno do 4º ano da licenciatura de Fisioterapia.

Esta externship permitirá aos dois alunos selecionados observar, questionar e explorar diversos temas relacionados com as displasias ósseas, com acesso à área de fisioterapia, ao bloco operatório e à clínica multidisciplinar para as displasias ósseas deste hospital.

A Bolsa será um complemento formativo para estes alunos nesta área reforçando as suas competências e procurando que como profissionais saibam o que fazer e recomendar para estes pacientes, mas também estimular o interesse dos mesmos pelo assunto.

Seleção dos alunos

As candidaturas terão lugar entre o dia 4 de março e 15 de abril e o processo de seleção decorrerá entre 15 de abril a 20 de maio, com avaliação por um júri nacional e internacional.

Mais-valias para os estabelecimentos de Ensino dos alunos selecionados

As instituições a que os alunos selecionados pertencerem terão a oportunidade de criar laços com a ANDO Portugal e com o Hospital Nemours, e poder divulgar entre pares a seleção prestigiante do seu aluno para esta bolsa anual. Também poderão fomentar a criação de nova ciência e conhecimento nesta área negligenciada.

Custos

Os custos de viagem, alojamento e alimentação, seguro de saúde e de viagem serão cobertos pela ANDO. Os detalhes da bolsa podem ser encontrados no documento anexo a esta carta, incluindo os critérios de seleção e os detalhes das candidaturas.

Criação de informação

Para concretizar o objetivo de estimular a criação de nova informação na área das displasias, após o período da Bolsa ANDO, os alunos selecionados deverão escrever um destes documentos: artigo científico, estudo de um caso clínico, artigo de revisão ou tese de Mestrado ou Licenciatura (de acordo com a área do aluno).

 

Mais informações aqui.