+351 21 151 71 00

Correio da Manhã – Saúde sem rumo (Artigo de Opinião do Sr. Bastonário)

A segurança que o ministro da Saúde procura imprimir às suas declarações públicas raramente se coaduna com as ações do ministério que dirige. E transparece a imagem de que o ministro decide em função da pressão.

Durante 2017 anunciou a abertura de concursos para colocação de jovens médicos especialistas. Foi necessário a Ordem, os Sindicatos e os médicos denunciarem publicamente a vergonha nacional que estes atrasos representavam para o país para a situação ser desbloqueada em 2018!

Recentemente criticamos a despesa do Ministério da Saúde (MS) com a contratação de médicos através de empresas prestadoras de serviços médicos para suprimir algumas carências do SNS. Com os mais de 100 milhões de euros gastos em 2017 podia a tutela contratar cerca de 3000 médicos, a tempo inteiro.

Dias depois o MS reagia com a publicação do Despacho 3027/2018, que estabelece que a contratação para os quadros do SNS deve ser a regra e o recurso a prestação de serviços a exceção.

Dois exemplos recentes do que tem sido a insustentável leveza da governação do ministro da Saúde: Aprisionado pelas Finanças toma decisões apenas em função da pressão interna ou externa. Um caminho que revela uma Saúde sem rumo.

Miguel Guimarães
Bastonário da Ordem dos Médicos

Saúde sem rumo (Artigo de Opinião do Sr. Bastonário)