Na passada quarta-feira, dia 15, reuniram ex-Ministros da Saúde médicos com a Ordem dos Médicos (OM) em torno de uma nova Carreira Médica. Já em dezembro houve uma reunião do género com ex-Bastonários sobre a mesma questão. Estiveram presentes os ex-ministros médicos Adalberto Campos Fernandes (2015-2018), Ana Jorge (2008-2011), Manuel Pizarro (2022-2024) e Fernando Leal da Costa (2015). Contou também com a presença de Miguel Castelo Branco, Paulo Simões, Augusto Magalhães e Patrícia Pacheco.
A Carreira Médica em Portugal encontra-se estagnada e obsoleta, e nesse âmbito discutiram-se os longos atrasos nos concursos de progressão da carreira e este paradigma reflete-se no estado atual da saúde do setor público, pondo em causa o desenvolvimento técnico-científico dos médicos e criando obstáculos à atração do Serviço Nacional de Saúde. Considera-se imperativo que os concursos sejam agilizados para combater a inércia na atualização e reestruturação da Carreira Médica. Foram trocadas ideias de propostas sobre o tema, não apenas no SNS, mas também como incorporá-la nos serviços privados, sociais e outros dependentes de outras tutelas que não da Saúde. Foram ainda debatidos temas como a carência de recursos humanos médicos em hospitais de zonas de periferia e a escassez de médicos em diferentes especialidades. No sumário da longa reunião, em conversa com o Bastonário Carlos Cortes, este considerou-a muito construtiva e positiva onde se analisaram pontos negativos e possíveis resoluções para uma maior prosperidade da Carreira Médica.
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.