Petição: Pela qualidade e segurança dos cuidados à grávida e à criança
Partilhar
Petição pública pela qualidade e segurança dos cuidados à grávida e à criança. Vivemos um momento único de transformação social, em que a valorização da saúde, da dignidade humana e do cuidado com as pessoas devem estar no centro das decisões públicas. Acreditamos num sistema de saúde que promova o respeito, a empatia e a confiança mútua entre utentes e profissionais, criando as condições ideais para uma maternidade segura, humanizada e baseada em evidências científicas. Contudo, a recente iniciativa, materializada na Lei n.º 33/2025, de 31 de março, não contribui para a afirmação dos direitos na preconceção, gravidez, parto e puerpério, essenciais no contexto do parto respeitado e seguro.
Assine a petição cujos primeiros subscritores foram o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes e o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.