Petição: Pela qualidade e segurança dos cuidados à grávida e à criança
Partilhar
Petição pública pela qualidade e segurança dos cuidados à grávida e à criança. Vivemos um momento único de transformação social, em que a valorização da saúde, da dignidade humana e do cuidado com as pessoas devem estar no centro das decisões públicas. Acreditamos num sistema de saúde que promova o respeito, a empatia e a confiança mútua entre utentes e profissionais, criando as condições ideais para uma maternidade segura, humanizada e baseada em evidências científicas. Contudo, a recente iniciativa, materializada na Lei n.º 33/2025, de 31 de março, não contribui para a afirmação dos direitos na preconceção, gravidez, parto e puerpério, essenciais no contexto do parto respeitado e seguro.
Assine a petição cujos primeiros subscritores foram o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes e o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira.
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.