A liderança médica é determinante para a eficácia dos serviços de saúde e deve estar presente ao longo de toda a formação dos médicos, começando pelas faculdades de medicina, afirma João de Deus, Coordenador do Departamento Internacional da Ordem dos Médicos. Em entrevista ao programa “Palavra de Ordem”, da News Farma TV, o médico destaca a importância da liderança como conceito a aperfeiçoar ao longo da carreira de forma a aumentar a eficiência e as boas práticas das equipas. A inteligência artificial aplicada à liderança clínica foi outro tema de conversa, assim como a necessidade de uma boa supervisão humana que permita alcançar resultados de excelência.
Publicação JSCMed: Congresso Luso-Galaico de História da Medicina (2025)
Esta edição do JSCMed é dedicada ao II Congresso Luso-Galaico de História da Medicina (2025), coordenado por Vitor Oliveira, membro da Direcção do NHMOM.
O Efeito Matilda, as mulheres cientistas que a História tentou esquecer
A obra retrata assim as histórias de mulheres que foram notáveis nos seus percursos, mas que viram o seu trabalho minimizado e, às vezes, até esquecido.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.