Dia Europeu do Antibiótico
Inserido na Semana Mundial do Antibiótico, assinalou-se no dia 18 de novembro o Dia Europeu do Antibiótico, uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que tem como objetivo fomentar a consciencialização para o uso responsável dos antibióticos.
Segundo dados apresentados neste dia, pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), o consumo de antibióticos em Portugal aumentou 2% entre 2019-2023, o dobro do aumento médio de 1% nos países da União Europeia (EU).
Os antibióticos revolucionaram, ao longo do tempo, o tratamento das infeções bacterianas. No entanto, o seu uso indiscriminado e inadequado transformou bactérias antes vulneráveis aos antibióticos em superbugs resistentes aos mesmos.
A resistência antimicrobiana é hoje uma séria ameaça à saúde pública, muito por culpa da utilização incorreta dos antibióticos. Em 2019, a OMS declarou a resistência aos antimicrobianos como uma das 10 maiores ameaças à saúde pública a nível mundial. Anualmente, estima-se que a resistência a estes tratamentos causa 1,14 milhões em todo o mundo, contribuindo para milhões de outras.
Numa iniciativa conjunta do Gabinete de Literacia, e dos Colégios de Doenças Infecciosas, Farmacologia Clínica, Saúde Pública e Competência de Controlo de Infecção e Uso Racional de Antibióticos (CIURA), além do gabinete de literacia, do Conselho Nacional de Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental da Ordem dos Médicos e do Grupo de Trabalho da Ordem dos Médicos para a “One Health”, a Ordem dos Médicos associou-se à efeméride e alertou: Para que os antibióticos continuem a ser uma arma eficaz no combate às infeções, é fundamental o contributo de todos e de cada um de nós. É tempo de educar, argumentar e agir!