A inteligência artificial "tem uma capacidade muito além da nossa de poder fazer diagnósticos, orientações terapêuticas e prescrições” e “há uma área que ainda é dos médicos, que é a relação médico doente que é, por enquanto e espero, enquanto eu for vivo, insubstituível”, afirmou o Bastonário da Ordem dos Médicos.
Ao intervir no debate sobre "Deontologia e desenvolvimento profissional do médico - Desafios Contemporâneos", Carlos Cortes valorizou o importante papel da Ordem dos Médicos no sistema de saúde nacional e demonstrou disponibilidade para estreitar os laços internacionais com as diversas congéneres da Europa. A Ordem dos Médicos e o Colégio de Médicos de Andaluzia realizaram no Auditório da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Sala Miguel Torga), em Coimbra e com o apoio do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra a iniciativa, que contou também com a presença do Presidente da Secção Regional do Centro, Manuel Teixeira Veríssimo e da Presidente do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica, Margarida Silvestre.
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.