Sobre nós
Aqui poderá consultar informação sobre a direção desta especialidade, a sua atividade, bem como outras informações relevantes relacionadas com a história e evolução desta área de especialização médica.
Direção do colégio de Estomatologia
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
LUÍSA HENRIQUES DE FIGUEIREDO
Suplente
-
A Estomatologia
“Definição, âmbito e enquadramento da Estomatologia”:
A Estomatologia é a especialidade médica, de diferenciação médico-cirúrgica, que se dedica à investigação, estudo, diagnóstico, profilaxia e tratamento da patologia que afeta o sistema estomatognático integrando-a na patologia sistémica.
Inclui as anomalias do crescimento facial e as dismorfias orofaciais, bem como as alterações funcionais ou patológicas, orais e maxilares, odontogénicas e não odontogénicas, de origem inflamatória, infeciosa, traumática, genética ou tumoral.
Abrange as doenças das glândulas salivares e das articulações temporo-mandibulares, bem como a patologia médica e cirúrgica da mucosa oral e demais tecidos que envolvem a cavidade oral, constituam ou não manifestação de doenças sistémicas e sua iatrogenia.
Foi uma das primeiras áreas de conhecimento médico a ver-se reconhecida em Portugal como especialidade médica, a 26 de maio de 1911; introduzida no ensino médico em 1916, foi a primeira especialidade médica portuguesa a constituir uma sociedade científica, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia, a 21 de junho de 1919.
O seu saber, e “saber fazer”, cruzam-se com os de outras especialidades médicas com quem partilha território anatómico, métodos e técnicas, como é o caso da Cirurgia Pediátrica, da Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva, da Cirurgia Maxilofacial, da Dermatologia, da Medicina Física e Reabilitação, da Otorrinolaringologia e da Radiologia. É também a especialidade de referência para a articulação com profissionais de áreas técnicas superiores e de diferenciação não médica nomeadamente a Fisioterapia, a Medicina Dentária, a Odontologia, a Prótese Dentária e a Terapia da Fala.”