+351 21 151 71 00

Não utilizar antibióticos para tratar infeções das vias aéreas superiores

Recomendação

Escolha não utilizar antibióticos para tratar infeções das vias aéreas superiores.

Justificação

O uso de antibióticos para tratar infeções respiratórias superiores não complicadas, como rinossinusite, faringite e traqueobronquite aguda, é frequentemente desnecessário e pode causar mais danos do que benefícios. A maioria (90%) dessas infeções é causada por vírus, para os quais os antibióticos são ineficazes. No caso de infeção confirmada por Streptococcus pyogenes e Bordetella pertussis deve ser utilizada antibioterapia adequada.

O uso indiscriminado de antibióticos para infeções virais contribui significativamente para o desenvolvimento de resistência antimicrobiana, um problema de saúde pública crescente em todo o mundo. Além disso, o uso desnecessário de antibióticos pode causar efeitos adversos indesejados, como diarreia, erupções cutâneas e infeções fúngicas.

Em vez de prescrever antibióticos, é importante educar os pacientes sobre a natureza viral dessas infeções e recomendar tratamentos de suporte para aliviar os sintomas, como repouso, hidratação adequada, analgésicos e antipiréticos.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • Kenealy T, Arroll B. Antibiotics for the common cold and acute purulent rhinitis. Cochrane Database Systemic Review 2013; CD000247.
  • Hersh, A. L., et al. (2013). Principles of Judicious Antibiotic Prescribing for Upper Respiratory Tract Infections in Pediatrics. Pediatrics, 132(6), 1146–1154.

Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Doenças Infecciosas da Ordem dos Médicos

 

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde