+351 21 151 71 00

Radiografias, Ecografias, TC, PET e Cintigrafias no cancro da mama com baixo risco

Recomendação

Escolha não requisitar Radiografias, Ecografias abdomino-pélvicas, Tomografias Computorizadas (TC) ou de Emissão de Positrões (PET) nem Cintigrafias Ósseas no estadiamento do cancro da mama precoce com baixo risco de metastização.

Justificação

O uso de PET, TC ou cintigrafia óssea pode ser útil no estadiamento de certos cancros. No entanto, esses exames são frequentemente usados no estadiamento inicial de cancros de baixo risco, apesar da falta de evidência de uma melhor deteção de doença metastática ou melhor sobrevida nesses casos.

No cancro de mama, por exemplo, há falta de evidência que demonstre um benefício no uso de PET, TC ou cintigrafia óssea em indivíduos assintomáticos com carcinoma ductal in situ (CDIS) recém-identificado ou doença em estádio clínico I ou II.

O uso inapropriado destes exames pode levar a riscos por exposição desnecessária à radiação, diagnósticos incorretos, procedimentos invasivos desnecessários, excesso de tratamento ou complicações relacionadas com o tratamento.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

    • Carlson RW, Allred DC, Anderson BO, et al: Invasive breast cancer. J Natl Compr Canc Netw 9:136–222, 2011

Recomendação original disponível em: https://old-prod.asco.org/news-initiatives/current-initiatives/cancer-care-initiatives/value-cancer-care/choosing-wisely

Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde