Ventilador português SYSVENT OM1 chega em breve aos hospitais

As primeiras unidades do ventilador desenvolvido pela empresa SYSADVANCE e pela Ordem dos Médicos, o único em Portugal a obter a certificação europeia “CE”, estão prontas a ser entregues aos hospitais portugueses. No total, vão ser oferecidas 30 unidades, no âmbito do movimento solidário Todos Por Quem Cuida, que a Ordem dos Médicos constituiu juntamente com a Ordem dos Farmacêuticos e com o apoio da Apifarma.

Na entrega simbólica da primeira unidade que aconteceu no dia 14 de abril, na Póvoa de Varzim, Miguel Guimarães destacou um “ventilador altamente diferenciado e específico para cuidados intensivos, que compara favoravelmente com os ventiladores de topo produzidos na Alemanha”. Isto é “muito importante para a autonomia do país”, até porque, acrescentou, “o ventilador produzido tem uma precisão essencial para os doentes críticos, em especial para os que estão em cuidados intensivos e sabemos que será uma mais-valia em doentes COVID e não COVID”. O bastonário da Ordem dos Médicos lembrou que “nesta última fase complicada que tivemos usaram-se os melhores e os piores ventiladores que tínhamos. Usaram-se todos os ventiladores, mesmo os que não eram específicos dos cuidados intensivos, porque o objetivo fundamental era tentar salvar o máximo de vidas”. Agora, com este novo ventilador, será possível começar a substituir “ventiladores que já estão ultrapassados”. “Desenvolveu-se uma máquina que fica para a nossa história, fica para a história da pandemia e é seguramente um contributo que as ordens [dos médicos e dos farmacêuticos] estão a dar também ao país”, concluiu.

A relevância do equipamento foi também destacada por Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, que congratulou todos os envolvidos no projeto. Já José Vale Machado, CEO da SYSADVANCE, afirmou que se fechou um ciclo “virtuoso, onde imperou a competência, a tenacidade, o conhecimento e a determinação, para um bem comum”.

Estiveram também presentes os três médicos intensivistas que ajudaram a desenvolver este projeto: António Carneiro, Nuno Cortesão e Marco Fernandes.

Veja a reportagem da RTP AQUI