+351 21 842 71 00

Última Lição de José Agostinho Marques

A última lição de José Agostinho Marques na Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) acontece no dia 1 de julho, subordinada ao tema “Como Será a Medicina no Meu Tempo?”. A cerimónia decorre na Aula Magna da FMUP e tem início às 11h.

José Agostinho Marques é diretor do serviço de Pneumologia há 26 anos no Centro Hospitalar Universitário de São João, e também desempenhou cargos de chefia na FMUP, onde foi diretor da instituição durante dois mandatos (2007-2014).

“São mais de 45 anos dedicados à medicina e ao ensino”, sublinha a FMUP, recordando que foi nesta instituição que José Agostinho Marques se formou enquanto médico e onde deu início à carreira académica, onde é, desde 1996, professor catedrático.

Ao longo da sua carreira foi somando distinções pela sua contribuição científica, onde se destaca a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, atribuída em 2014 pelo Ministério da Saúde, pela prestação de serviços relevantes à Saúde Pública. Tem contribuído também de forma permanente para várias sociedades e associações científicas, como a Sociedade Portuguesa do Pulmão, da qual é presidente do Conselho Geral.