+351 21 842 71 00

Tiago Villanueva eleito vice-presidente da UEMO

Tiago Villanueva, editor-chefe da Acta Médica Portuguesa (a revista científica da Ordem dos Médicos), foi eleito vice-presidente da UEMO – European Union of General Practitioners/Family Physicians, organização europeia dos médicos de Medicina Geral e Familiar.

Entre os principais objetivos da UEMO destacam-se a defesa do papel dos médicos de Medicina Geral e Familiar nos sistemas de saúde, a promoção da formação destes médicos e a agregação de visões consensuais entre os vários membros para que sejam representados nas instituições e autoridades europeias.

O médico português foi eleito por aclamação, durante a Assembleia Geral da organização, em Roma, para um mandato de quatro anos que irá coincidir com a nova presidência do médico romeno Calin Bumbulut. A UEMO é constituída por 1 presidente e 4 vices que são eleitos de forma desfasada – 1 por ano, para mandatos com duração de 4 anos.

Tiago Villanueva é especialista em Medicina Geral e Familiar e exerce funções na Unidade de Saúde Familiar Reynaldo dos Santos, na Póvoa de Santa Iria. É membro da delegação da Ordem dos Médicos na UEMO desde 2011 (que desde 2014 inclui também Catarina Matias e Pedro Fonte) e quer agora, com este novo cargo, valorizar ainda mais a importância da especialidade de Medicina Geral e Familiar, tanto na Europa, como em Portugal.