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Teleconsulta é o futuro da Medicina?

Autora: Elsa Torres Lima, Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

 

Resumo: A teleconsulta mudará a forma como exercemos Medicina? A curto prazo a teleconsulta tem-se demonstrado como o tipo de consulta mais utilizado para avaliar e tratar as patologias que não deixaram de existir com a pandemia de COVID-19, mas será uma ferramenta aliada, ou limita o ato médico na sua essência?

 

No final de 2019, a teleconsulta era considerada por muitos, uma possibilidade num futuro remoto, mas no espaço de pouco meses tudo mudou. A exceção tornou-se a regra e realidade dos nossos dias. Apesar de serem já conhecidos alguns tipos de consulta que utilizavam esta via, como por exemplo em algumas consultas do viajante onde a avaliação objetiva não é fundamental num primeiro contacto, a sua utilização foi residual até muito recentemente. Bastaram algumas semanas para se tornar na única ferramenta válida e possível, para se poder continuar a exercer Medicina e conseguirmos responder às necessidades dos doentes, sem colocar doente e médico em risco, quer ao nível dos cuidados de saúde primários quer ao nível dos cuidados hospitalares.

Em termos históricos, este modelo de consulta questiona a essência do ato médico, cria desconforto nos profissionais que evoluíram com a certeza que a anamnese e o exame físico são fundamentais para o sucesso diagnóstico e terapêutico, bem como para a relação médico-doente. No entanto, dado o contexto de pandemia que a sociedade está a viver atualmente, o mundo digital tornou-se o maior aliado da Medicina, ao permitir aos profissionais de saúde adaptarem e ajustarem-se às necessidades diárias que não “cumprem” as indicações da Direção Geral de Saúde de isolamento social.

A maior acessibilidade, e consequentemente maior equidade na prestação de cuidados em saúde, é um dos principais fatores que reforçam e fortalecem o uso deste tipo de consulta, ao eliminar a distância entre os centros de saúde e os utentes, diminuir a necessidade de deslocação desnecessária e aumentar a comunicação, sem descurar o acompanhamento médico, beneficia sobretudo os utentes que têm maiores dificuldades de acesso às infraestruturas prestadoras de cuidados de saúde, seja por limitação na deslocação seja pela distância. No entanto não nos podemos esquecer que grande parte da população não domina as novas tecnologias, e consequentemente este tipo de abordagem pode isolar ainda mais os doentes.