Suplementos dietéticos não vitamínicos, suplementos de ervas ou medicamentos homeopáticos para tratamentos de doenças

Recomendação

Escolha não administrar suplementos dietéticos não vitamínicos, suplementos de ervas ou medicamentos homeopáticos para tratamentos de doenças ou para medidas preventivas de saúde.

Justificação

As terapias alternativas são muitas vezes consideradas seguras e eficazes apenas porque são “naturais”. Existe falta de controle rigoroso na qualidade das substâncias presentes em muitos suplementos fitoterápicos e dietéticos. Faltam muitas vezes evidências sustentáveis de que esses produtos são eficazes, mas existem evidências substanciais de que podem causar danos. Riscos indiretos para a saúde também ocorrem quando esses produtos atrasam ou substituem formas mais eficazes de tratamento ou quando comprometem a eficácia de medicamentos convencionais.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Woodward KN. The potential impact of the use of the homeopathic and herbal medicines on monitoring the safety of prescription products. Hum Exp Toxicol. 2005;24:219–33.
  • Thompson E, Barron S, Spence D. A preliminary audit investigating remedy reactions including adverse events in routine homeopathic practice. Homeopathy. 2004;93:203–9.
  • Farah MH, Edwards R, Lindquist M, Leon C, Shaw D. International monitoring of adverse health effects associated with herbal medicines. Pharmacoepidemiol Drug Saf. 2000;9(2):105–12.
  • Drew AK, Myers SP. Safety issues in herbal medicine: implications for the health professions. Med J Aust. 1997;166:538–41.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Farmacologia Clínica da Ordem dos Médicos