+351 21 151 71 00

Stayaway COVID – DGS gere aplicação para localização de contactos

Foi solicitado à Ordem dos Médicos que, apesar de não estar diretamente envolvida no processo de criação e desenvolvimento da app “Stayaway COVID”, independentemente de alguns constrangimentos que possam estar associados a este dossier, pelo interesse iminentemente público que lhe está associado, desse seguimento à solicitação dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, no sentido de fazermos chegar a informação abaixo transcrita a todos os médicos.

Assim, divulgamos em anexo as instruções de utilização da app “Stayaway COVID” e de geração de códigos de legitimação (os quais só são possíveis de criar pelos médicos inscritos no portal de requisição de vinhetas e receitas). Segundo os SPMS, “Stayaway Covid” é uma aplicação com o objetivo de contribuir para a localização de contactos próximos de alguém que foi diagnosticado com a doença. Para isso, é necessário que a aplicação esteja ativada no telemóvel do doente e que, no momento do diagnóstico, seja solicitado o código de 12 dígitos para introduzir no telemóvel (o qual é gerado pelos profissionais e entregue aos utilizadores testados positivos). Este código poderá ser usado na aplicação, de forma voluntária, para que o sistema emita e envie um alerta para os telemóveis das pessoas que estiveram em contacto com o doente infetado, sem que os recetores desse alerta saibam quem foi o contato ou quando foi feito.

A app STAYAWAY COVID – desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência – já está disponível para iOS e Android e teve o seu lançamento oficial ontem, 1 de setembro. A DGS é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional.

Como gerar codigos de legitimaçao_instruções aos profissionais

Como utilizar a app STAYAWAY COVID