Relatório atividade do Gabinete para a Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada

Divulgamos em anexo o relatório de atividades do Gabinete para a Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada (GPNA), coordenado por Serafim Guimarães, professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, e ex-presidente do Conselho Nacional do Internato Médico. Terminada a primeira edição da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada (PNA), o documento faz uma reflexão sobre o caminho que se fez até este momento. Nas palavras do coordenador, “as avaliações têm sido positivas” e o Gabinete para a Prova Nacional de Acesso continuará “a trabalhar para atingir a melhor qualidade com o objetivo de valorizar a Medicina portuguesa”.

O GPNA tem por missão preparar o conteúdo da PNA no âmbito do Internato Médico, de acordo com as disposições legais e regulamentares, dentro do espírito do acordo com a Comissão Nacional criada para o efeito e do Protocolo de Colaboração assinado entre a ACSS, Escolas Médicas e Ordem dos Médicos, em 10 de novembro de 2017. O GPNA definiu regulamentos, o novo modelo de prova, o formato dos itens que compõe a prova, a matriz de conteúdos e a bibliografia. Produziu o regulamento da prova e providenciou a profissionalização do grupo através de ações de formação. Recorreu a uma estrutura externa para apoio técnico à elaboração da prova e ao treino dos elementos de trabalho. No relatório que agora publicamos, serafim Guimarães realça que “a Ordem dos Médicos tem sido um pilar fundamental na disponibilização da infraestrutura e dos recursos humanos e financeiros que alavancam o GPNA”, referindo ainda o papel fundamental das Escolas Médicas ao disponibilizarem o seu corpo docente e respetivo expertise e a ACSS nas questões logísticas. Deixa ainda uma palavra à ANEM, ao CNMI e ao CNIM, pela colaboração no novo modelo de PNA e do processo de administração.

A apresentação pública dos resultados da Prova Nacional de Acesso acontece no próximo dia 20 de julho de 2020 na Ordem dos Médicos em Lisboa, numa sessão em que estará presente o bastonário da Ordem dos Médicos e o coordenador do Gabinete para a Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada.

Download: Relatório_GPNA_2019