Reconhecimento de Idoneidades e Fixação de Capacidade Formativa 2010

Reconhecimento de Idoneidades e Fixação de Capacidade Formativa para o Internato de Estomatologia no Ano de 2010

O Colégio de Estomatologia apreciou em Reunião extraordinária realizada em Lisboa, em 12 de Maio de 2009, os questionários para atribuição de idoneidades e capacidades formativas relativos aos Serviços de Estomatologia dos Hospitais da Região Sul, a que a seguir se faz referência, e emitiu os seguintes pareceres técnicos:

Unidade de Estomatologia do IPO de Lisboa
Parecendo existir as mesmas condições de logística e armamentário do ano anterior, é atribuída idoneidade e capacidade formativa para a realização de estágio parcelar até 06 meses em Clínica Estomatológica, na área da Patologia Oral Oncológica, Prótese Maxilo-Facial e Implantologia. O Colégio está aberto ao estudo de uma proposta estruturada e fundamentada de realização de um programa de Internato de Estomatologia no IPO.

Serviço de Estomatologia do Hospital de Faro
Por deficiente informação sobre as condições formativas para a realização do Internato de Estomatologia, nomeadamente no que diz respeito à actividade exercida no Serviço, a qual não foi referenciada, não é atribuída a idoneidade e capacidade formativa para o ano de 2010.

Serviço de Estomatologia do Hospital de S. José (Centro Hospitalar de Lisboa Central)
É reconhecida idoneidade e capacidade formativa para 36 meses de estágio em Clínica Estomatológica.

Serviço de Estomatologia do Hospital Cruz de Carvalho (Funchal)
Parecendo existir as mesmas condições que no ano anterior, e visto o Serviço não ter os meios complementares necessários ao exercício da Especialidade de Estomatologia, não é atribuída a idoneidade e capacidade formativa para o Internato de Estomatologia, requerida para o ano de 2010.

Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar de Lisboa Norte)

Unidade de Estomatologia do Hospital de D. Estefânia (Centro Hospitalar de Lisboa Central)
É reconhecida idoneidade e capacidade formativa para a realização de estágio parcelar do Internato de Estomatologia, na área de Estomatologia Pediátrica, durante 6 meses.

Serviço de Estomatologia do Hospital de Egas Moniz (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental)
Remete-se à procedência o documento de caracterização do Serviço, com vista à atribuição da idoneidade e capacidade formativa para o Internato da Especialidade de Estomatologia, por falta da folha número dois, e preenchimento incompleto das restantes.

Serviço de Estomatologia do Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada)

Lisboa, 12 de Maio de 2009

Por Delegação do Presidente do Conselho Directivo

Ivo Álvares Furtado

(Coordenador da Secção Regional do Sul do Colégio de Estomatologia)

Parecer técnico do Colégio da Especialidade de Estomatologia da Ordem dos Médicos

Idoneidades e capacidades formativas
Ano de 2010 – Região Centro

Centro Hospitalar de Coimbra
São atribuídas, idoneidade e capacidade formativa, para 36 meses de Clínica Estomatológica.
A formação deve ser completada com 06 meses no Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial dos H. U. C. e 06 meses no Serviço de Cirurgia Cabeça e Pescoço, do I. P. O. – Coimbra.

Hospitais da Universidade de Coimbra

Parecer técnico do Colégio da Especialidade de Estomatologia da  Ordem dos Médicos para o ano de 2010

O Colégio de Estomatologia apreciou, as respostas aos questionários para atribuição de idoneidades e capacidades formativas e emitiu os seguintes pareceres técnicos, para os hospitais que o solicitaram na região Norte.

Idoneidades e capacidades formativas
Ano de 2010- Região Norte

Serviço de Estomatologia do Hospital de São Marcos de Braga
A) – 32 Meses em Clínica Estomatológica
O Internato deve ser completado com estágios no Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de Santo António, no Porto – 10 meses; No Serviço de Cirurgia da Cabeça e Pescoço do I.P.O, do Porto – 06 meses.

Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de Santo António do Porto
A) – 42 Meses – 1) – 36 meses em Clínica Estomatológica e 06 meses em Cirurgia Maxilo-Facial.
O internato deve ser completado com estágio no Serviço de Cirurgia Cabeça e Pescoço do I.P.O, do Porto – 06 meses.

Serviço de Estomatologia do Hospital de São João do Porto
A) – 42 Meses
O internato deve ser completado com estágio no Serviço de Cirurgia Plástica, Estética, Reconstrutiva e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de São João do Porto – 06 meses.

Serviço de Estomatologia do Hospital Especializado de Crianças Maria Pia
A) – 27 Meses de Clínica Estomatológica.
O internato deve ser completado com 15 meses no Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de Santo António e 06 meses de Cirurgia Cabeça e Pescoço no I. P. O. – Porto.
A urgência é feita no Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de Santo António.

Serviço de Estomatologia do Instituto Português de Oncologia
A) – 36 Meses – 1) – 30 meses de Clínica Estomatológica e 06 meses de Cirurgia Cabeça e Pescoço.
O internato deve ser completado com 12 meses no Hospital de São João, sendo 06 meses em Cirurgia Maxilo-Facial e 06 meses em Estomatologia.
A urgência é feita no Serviço de Estomatologia do Hospital de São João.

Porto, 22.05.09

O Presidente do Conselho Directivo