Projeto COHMPROMISE: abordagem integrada e multidisciplinar da pessoa que vive com VIH

COHMPROMISE é um projeto que visa uma abordagem integrada e multidisciplinar da pessoa que vive com VIH. O projeto obteve o patrocínio científico do Conselho Nacional para Atribuição de Patrocínio Científico da Ordem dos Médicos e os trabalhos executados podem ser consultados em www.vihda.pt na área reservada a profissionais de saúde.

Fruto da terapêutica antirretrovírica de combinação, a infeção por VIH deixou de ser uma ameaça letal para ser uma doença crónica. As pessoas com VIH vivem agora mais tempo e consequentemente apresentam comorbilidades típicas do envelhecimento. Assistimos a uma verdadeira mudança do paradigma na gestão desta população.

O projeto COHMPROMISE elaborou um documento cujos conteúdos são da exclusiva responsabilidade de um painel de peritos de diferentes áreas, estando sob a alçada de um Comité Científico e coordenação de Ana Rita Silva, infeciologista no Hospital Beatriz Ângelo.

Neste documento são abordados aspetos relacionados com a gestão clínica de comorbilidades na pessoa infetada por VIH bem como aspetos de prevenção da transmissão do VIH e de outras infeções. Nesta nova versão, COHMPROMISE 2.0, foram incluídos três novos capítulos: PrEP e Infeções Sexualmente Transmissíveis, Vacinação e Mulher e Saúde Reprodutiva e foram atualizados os capítulos dedicados à gestão de comorbilidades.

O documento pode ser consultado no site www.vihda.pt, na área reservada a profissionais de saúde. Para mais informações consulte a página exclusiva para este projeto (Guia Prático Cohmpromise – Clínica em Prática – VIHDA) onde pode encontrar todos os recursos disponíveis (documento integral, guia prático, vídeos e muito mais).