+351 21 151 71 00

Profissionais de saúde europeus pedem acesso fácil a vacinas para refugiados

De 24 a 30 de abril celebra-se a semana da imunização que este ano é subordinada ao tema “Longa vida para todos!” e visa reforçar a importância do acesso equitativo e ampliado às vacinas, contribuir para uma vida longa e saudável para todos. Neste contexto, a coligação para a vacinação (Coalition for Vaccination) que reúne associações europeias de profissionais de saúde e estudantes apoia a divulgação de informações precisas para o público, combatendo mitos sobre as vacinas e a vacinação e trocando experiências de boas práticas – a pedido da Comissão Europeia.

Com esse objetivo, na semana da imunização, a coligação convida os países europeus a:
• considerar a vacinação de rotina uma prioridade para todas as faixas etárias, especialmente crianças;
• fornecer vacinas de reforço COVID-19 para adultos, especialmente as populações vulneráveis ​​e idosas, e aumentar a adesão à vacina COVID-19 de adolescentes e crianças;
• garantir que as populações refugiadas, especialmente as crianças, tenham fácil acesso aos serviços de vacinação;
• ajudar os profissionais de saúde a lançar campanhas de vacinação e apoiá-los para aumentar adoção de imunizações de rotina tanto entre as populações anfitriãs e refugiadas.

Os profissionais de saúde europeus associam-se assim à iniciativa da Organização Mundial de Saúde pedindo acesso fácil a vacinas para todos, com especial atenção aos mais frágeis, como é o caso dos refugiados.

Leia aqui a declaração emitida a 25 de abril de 2022: CfV – EIW statement – 25 April