Produtos desinfetantes retirados do mercado – informação DGS

A empresa francesa Laboratoires Anios informou que a Autoridade Competente Francesa  (Agence Nacional de Securité du Medicament et des Produits de Santé – ANSM) suspendeu a disponibilização e a utilização de produtos biocidas desinfetantes, designadamente, da marca Surfa’safe Primium e Opaster Anios, devido a contaminação bacteriana (Burkholderia cepacia, Pseudomonas oryzihabitans e Delftia Acidovorans) verificada no processo de fabrico. Estes produtos são utilizados para desinfeção de superfícies que não estejam em contacto com alimentos, nomeadamente de dispositivos médicos não invasivos.

As bactérias identificadas são oportunistas ambientais, representando baixo risco para pessoas saudáveis. No entanto, representam risco acrescido para imunodeprimidos. Em Portugal, a Autoridade  de Segurança Alimentar e Económica emitiu, a 14 de novembro de 2019, o Despacho “Medida Restritiva – Retirada do mercado dos produtos desinfetantes produzidos pelo operador económico Laboratoires Anios” , estando a decorrer as atividades inerentes a essa retirada. Até ao momento não é conhecida a existência de pessoas afetadas, quer em França quer em Portugal, pela utilização destes produtos.

A Direção-Geral da Saúde recomenda a não utilização dos produtos biocidas desinfetantes produzidos pelos Laboratoires Anios. A Direção-Geral da Saúde e Autoridade  de Segurança Alimentar e Económica estão a acompanhar esta situação, mantendo-se em contacto com as autoridades francesas.

Para mais informações, consultar:  https://www.ansm.sante.fr/syndication/rss