Ordem reúne com ACSS para discutir programas de formação das especialidades e concursos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos reuniu ontem com o novo presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). O encontro teve como objetivo encontrar formas de trabalho entre as duas instituições para agilizar processos e procedimentos que garantam celeridade na publicação de novos programas de formação dos internatos das especialidades e na abertura e conclusão dos concursos médicos.

“No encontro tivemos a oportunidade de congratular o Dr. Vítor Herdeiro e a sua equipa pelas novas funções e manifestar a total abertura e disponibilidade da Ordem dos Médicos para colaborar com a ACSS no sentido de simplificar procedimentos que possam ajudar a tornar mais célere a aprovação e publicação de programas de formação das especialidades e a abertura e conclusão de concursos médicos”, explica Miguel Guimarães.

“A Ordem dos Médicos e o Conselho Nacional do Internato Médico têm aprovado novos programas de formação para várias especialidades, essenciais numa medicina que está em permanente evolução e que é cada vez mais exigente, mas depois a publicação final dos programas tem sofrido atrasos importantes, com barreiras administrativas que cremos que poderão ser ultrapassadas pela nova equipa da ACSS”, adianta o bastonário.

“A gestão do capital humano do SNS é também crítica para o futuro e para o sucesso do próprio sistema. O atraso na abertura e conclusão de concursos públicos médicos tem um impacto negativo na progressão e valorização dos médicos. A ACSS mostrou-se particularmente sensível à importância da carreira médica”, acrescenta Miguel Guimarães.

Da parte da Ordem dos Médicos, participaram na reunião o presidente do Conselho Regional do Centro, Carlos Cortes, e a presidente do Conselho Nacional da Pós-Graduação, Dalila Veiga.

Lisboa, 24 de março de 2021