Ordem requer que Direção-Geral da Saúde publique parecer sobre vacinação das crianças

Na sequência do anúncio, por parte da Direção-Geral da Saúde, da recomendação da vacinação contra a Covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos, o bastonário da Ordem dos Médicos enviou hoje um ofício à diretora-geral da Saúde, requerendo acesso ao parecer que sustentou a decisão da Comissão Técnica de Vacinação.

“A Ordem dos Médicos tomou conhecimento, através da comunicação social, da decisão tomada pela Direção-Geral da Saúde e considera que o parecer deve ser do conhecimento desta associação pública profissional, mas também de todos os cidadãos. A confiança das populações nas instituições é crítica para o sucesso no combate à pandemia e para a própria democracia, e a transparência na vacinação das crianças é crucial para que os pais possam tomar decisões informadas”, explica o bastonário da Ordem dos Médicos.

“Entendemos também que esta decisão deve ser acompanhada da divulgação de mais dados sobre a real situação da pandemia no nosso país, o que passa por saber o impacto do vírus na população pediátrica entre os 5-11 anos, tanto em termos de número de infeções como de internamentos, eventuais mortes e sequelas”, reforça Miguel Guimarães.

O bastonário lamenta também que, mais uma vez, não tenha sido ouvido o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Lisboa, 9 de dezembro de 2021

No mesmo dia em que a Ordem interpelou a DGS sobre o tema, acabaria por ser divulgada a posição técnica que pode consultar aqui​.