Opioides na dor do pós-operatório de cirurgia oral e maxilar

Recomendação

Escolha não usar opioides na dor do pós-operatório de cirurgia oral e maxilar até que tenha sido usada uma dose otimizada de anti-inflamatórios não esteróides (AINE) / paracetamol.

Justificação

Para controlo da dor pós-operatória de cirurgia oral e maxilar, a dose e a frequência de um analgésico não opiáceo (ibuprofeno e / ou paracetamol) devem ser otimizadas.

Se isso não for suficiente para controlar a dor, um opioide pode ser apropriado. Não prescreva opioides para o tratamento da dor sem avaliar a condição clínica do paciente, possíveis efeitos colaterais, opções alternativas de analgésicos, ocupação laboral e capacidade crítica da segurança para realizar atividades, como conduzir veículos motorizados. Se um analgésico opioide for considerado, pondere limitar o número de comprimidos prescritos.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Estomatologia da Ordem dos Médicos