Nota de pesar | Fernando Pádua (1927-2022): mestre e referência

A Ordem dos Médicos, através do bastonário, Miguel Guimarães, manifesta o seu profundo e sentido pesar pelo falecimento do Professor Fernando de Pádua, e endereça as mais sinceras condolências à família e amigos.

Fernando de Pádua foi mais do que um prestigiado médico que dedicou a sua vida à causa da Saúde e da Medicina em cardiologia preventiva e ao ensino universitário. “Foi um Ser Humano notável e distinto. Mestre e uma referência incontornável do país”, realça Miguel Guimarães.

Professor catedrático e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, o Professor Fernando de Pádua fundou a Fundação Portuguesa de Cardiologia, co-fundou a Sociedade Internacional de Eletrocardiografia e testemunhou ainda em vida a obra da fundação com o seu nome.

Reconhecendo o seu Mérito pela forma como honrou os médicos no exercício da sua vocação e serviu os doentes, pelo pioneirismo e intervenção na medicina preventiva, pelas suas boas ações e dedicação na literacia em Saúde em prol da população, a Ordem dos Médicos e o seu bastonário solidarizam-se com este momento de recolhimento e de luto pelo seu colega e amigo que ficará para sempre no coração de todos os portugueses.

Lisboa, 8 de dezembro de 2022