Exame extemporâneo peroperatório se o resultado não afetar diretamente a decisão cirúrgica

Recomendação

Escolha não realizar um exame extemporâneo peroperatório se o resultado não afetar diretamente a decisão cirúrgica.

Justificação

Apesar do resultado de um exame extemporâneo peroperatório (e.g., cortes de congelação) ser frequentemente útil na definição do tratamento cirúrgico, a análise por cortes de congelação pode ter limitações (e.g., amostragem, dificuldades técnicas) e pode comprometer a integridade da amostra para o diagnóstico definitivo. Se não houver uma decisão clínica a ser tomada cujo resultado do exame extemporâneo influencie, é preferível não realizar este exame e submeter a amostra para análise histológica de rotina.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

• Demay RM, The Art & Science of Cytopathology. Chicago, IL: ASCP Press; 1996
  • Read C, Janes S, George J, Spiro S. Early lung cancer: Screening and detection. Prim Care Respir J. 2006; 15(6): 332-336.
  • Xiang D, Zhang B, Doll D, Shen K, Kloecker G, Freter C. Lung cancer screening: From imaging to biomarker. Biomarker Res. 2013; 1(4): 1-9.
  • Usman AM, Miller J, Peirson L, Fitzpatrick-Lewis D, Kenny M, Sherifali D, Raina P. Screening for lung cancer: a systematic review and meta-analysis. Prev Med [Internet] 2016 Aug. [Cited 2017 July 14]; 89:301-14.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos