Movimento “Saúde em Dia” lança consulta pública para melhorar acesso à saúde

A iniciativa da Ordem dos Médicos e da Associação de Administradores Hospitalares, com o apoio da Roche, procura contributos, através de consulta pública, que possam gerar medidas que melhorem o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde. O objetivo é o de “recolher soluções junto de quem todos os dias contacta com os serviços de saúde e tem respostas concretas para as dificuldades que enfrenta”.

O movimento “Saúde em Dia” pretende assim conseguir “uma ampla participação” de cidadãos, associações de doentes, organizações não-governamentais, unidades de saúde, academia, assim como “outras organizações ou entidades empresariais interessadas em dar o seu contributo”.

“Como garantir que os cidadãos têm acesso aos cuidados de saúde quando deles necessitam? Como se pode promover a eficiência? Que áreas da saúde devem receber financiamento prioritário?”, são algumas das questões colocadas na consulta pública que decorre até ao dia 17 de outubro. Para participar com ideias e sugestões basta aceder ao site saudeemdia.pt e seguir as indicações. Os resultados serão divulgados publicamente durante o mês de novembro.

Recorde-se que o “Saúde em Dia” tem, desde o ano passado, chamado a atenção para a forma como a pandemia de COVID-19 tem afetado o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde com dados concretos e preocupantes.