Ordem dos Médicos assinala o Dia Mundial da Segurança do Doente

Associando-se à iniciativa da Organização Mundial de Saúde, a Ordem dos Médicos assinalou de várias formas o Dia Mundial da Segurança do Doente que, em 2020, a OMS decidiu dedicar aos profissionais de saúde.

É a segunda vez que a OMS o faz e desta vez escolheu a segurança dos profissionais de saúde como mote: “Safe health workers, safe patients”. No dia 17 de setembro, data em que se assinala esta efeméride, a Ordem dos Médicos recorda que a segurança dos profissionais de saúde tem de ser garantida ou então não será possível assegurar a segurança dos doentes.

A Ordem dos Médicos defende a segurança na prestação de cuidados de saúde como condição para uma Melhor Saúde e está disponível para continuar este desafio e para nele participar como agente da mudança para uma cultura de segurança na prestação de cuidados de saúde. Aliás, durante a pandemia a Ordem aderiu e coordenou várias iniciativas que permitiram colmatar algumas falhas na distribuição de material de proteção a várias instituições. Só no âmbito da conta solidária Todos Por Quem Cuida foram ajudadas mais de 1000 instituições, desde centros de saúde, a hospitais, passando por lares, IPSS, bombeiros e forças de segurança.

Correspondendo ao “call for action” da OMS e à proposta de iluminação de edifícios para comemorar a data, a Ordem dos Médicos vai hoje ter o seu edifício-sede, em Lisboa, iluminado de cor de laranja, tal como propõe a Organização Mundial da Saúde.

Aceda à página online do evento e consulte mais informação sobre a comemoração em https://www.who.int/campaigns/world-patient-safety-day/2020

Lisboa, 17 de setembro de 2020