Libertação cirúrgica do canal cárpico sem a existência de estudo electroneuromiográfico

Recomendação

Escolha não recomendar a libertação cirúrgica do canal cárpico sem a existência de estudo electroneuromiográfico prévio que confirme o diagnóstico e classifique a sua gravidade.

Justificação

A libertação cirúrgica do canal cárpico é um tratamento muito eficaz para a síndrome do canal cárpico. No entanto, os resultados da cirurgia correlacionam-se com a combinação concordante da semiologia clínica e dos achados electroneuromiográficos. Se apenas uma das duas avaliações, ou a semiologia ou os resultados electroneuromiográficos, for concordante com o diagnóstico de síndrome do canal cárpico, a correlação com os resultados de uma cirurgia de libertação é mais fraca.  Para além da concordância das duas avaliações se correlacionar com melhores resultados clínicos da cirurgia, a classificação da gravidade da STC por critérios electroneuromiográficos consegue predizer melhor o tempo até à – e o grau de – resolução dos sintomas.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Basiri K, et al. Practical approach to electrodiagnosis of the carpal tunnel syndrome: A review. Adv Biomed Res. 2015 Feb 17;4:50. PMID: 25802819.
  • Bland JD. Do nerve conduction studies predict the outcome of carpal tunnel decompression? Muscle Nerve. 2001 Jul;24(7):935-40. PMID: 11410921.
  • Fowler JR, et al. Pre-operative electrodiagnostic testing predicts time to resolution of symptoms after carpal tunnel release. J Hand Surg Eur Vol. 2016 Feb;41(2):137-42. PMID: 25770901.
  • Ono S, et al. Optimal management of carpal tunnel syndrome. Int J Gen Med. 2010 Aug 30;3:255-61. PMID: 20830201.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos