+351 21 842 71 00

Investigação interdisciplinar vence bolsa na área da dor

Guilherme Ferreira dos Santos, André Caiado, Sérgio Gonçalves, Luís Horta e Pedro Soares Branco, especialistas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), foram galardoados com o prémio “Bolsa Jovens Investigadores em Dor” de 2019, pela sua investigação intitulada “O efeito da infiltração intra-articular de Leucocyte-Poor Platelet Rich Plasma (LP-PRP) na concentração sinovial de citocinas pró-inflamatórias em doentes com osteoartrose ligeira a moderada da anca”, prémio, atribuído pela Fundação Grünenthal. O Grupo Interdisciplinar de Medicina Regenerativa do CHULC foi fundado no final de 2018 pelo especialista Pedro Soares Branco e conta já com mais de trinta doentes tratados com sucesso, através do trabalho conjunto de médicos investigadores das especialidades de Imunohemoterapia, Medicina Física e de Reabilitação e Ortopedia e Traumatologia que procuram encontrar estratégias terapêuticas conservadoras que evitem ou protelem a cirurgia ortopédica em doentes com osteoartrose ligeira a moderada da anca e do joelho.
Com o prémio obtido os investigadores irão adquirir os reagentes laboratoriais necessários para iniciar o trabalho de campo deste projeto, que se prevê ter a duração de um ano. A cerimónia pública de entrega do prémio será na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 10 de Outubro de 2019.
Na fotografia, da esquerda para a direita: André Caiado (Imunohemoterapia), Sérgio Gonçalves (Ortopedia), Pedro Soares Branco e Guilherme Ferreira dos Santos (Medicina Física e de Reabilitação)