Iniciativa SHARP | Rumo à Inovação: Caminhos para expandir o acesso às terapias celulares
Partilhar
Esta iniciativa, promovida sob a forma de think tank, reuniu peritos de diferentes áreas da saúde com o objetivo de delinear estratégias para melhorar o acesso às terapias celulares, nomeadamente à terapia CAR-T, no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O NOVA Center for Global Health (NCGH) da NOVA Information Management School (NOVA IMS), unidade de investigação da NOVA IMS, em estreita colaboração com peritos de vários setores do ecossistema de saúde, dedicou os últimos meses à investigação e reflexão sobre o acesso às terapias celulares em Portugal, com particular destaque para a terapia com células CAR-T, através da iniciativa Think Tank SHARP. Esta iniciativa visou promover a geração de evidência e a discussão em torno da importância de adaptar o sistema de saúde para garantir a adequada incorporação da inovação constante que surge no âmbito das tecnologias de saúde, nomeadamente as terapias celulares.
Os resultados da Iniciativa SHARP – Strategic Health Access Reform for Portugal serão apresentados num evento público que terá lugar no dia 8 de julho, entre as 10h e as 13h, na Assembleia da República (Auditório António de Almeida Santos), cujo programa está disponível na página oficial do evento. Aceda ao formulário de inscrição aqui.
A sessão contará com uma intervenção de abertura de Ricardo Baptista Leite, Chairman do NCGH, que abordará o potencial transformador das novas tecnologias na prestação de cuidados de saúde e os desafios associados à sua implementação. Seguir-se-á a apresentação dos resultados da Iniciativa SHARP, a cargo de Henrique Lopes, Diretor do NCGH, e Laura Moura, Investigadora Principal.
O evento incluirá duas mesas-redondas. A primeira será dedicada aos desafios e oportunidades das terapias celulares em Portugal e contará com a participação de Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares; Maria Gomes da Silva, Hematologista do Instituto Português de Oncologia de Lisboa; Manuel Abecasis, Hematologista e Presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia; e Tomás Lamas, da Fundação Batazu.
A segunda mesa-redonda promoverá um debate político entre deputados de todos os partidos com assento parlamentar, centrado nas políticas públicas necessárias para assegurar a inovação terapêutica no SNS sem comprometer a sua sustentabilidade.
O encerramento da sessão será feito por Francisco Rocha Gonçalves, Secretário de Estado da Gestão da Saúde, em representação da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A Iniciativa SHARP insere-se no compromisso estratégico do NOVA Center for Global Health (NCGH) da NOVA IMS, de contribuir para a geração de conhecimento técnico e político que suporte a tomada de decisões informadas em saúde. Ao propor soluções concretas para a modernização do sistema de saúde português, a iniciativa pretende promover a equidade no acesso, a eficiência na prestação de cuidados e a sustentabilidade do SNS, num cenário de rápida evolução científica e tecnológica.
Webinar aborda IA generativa ao serviço da investigação científica
A receptividade de dezenas de participantes foi muito positiva, com grande expectativa para futuras edições referentes ao uso de inteligência artificial
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.